Manual da BFF

Uma amiga quase irmã, que entende e conhece você até pelo avesso. Sua Best Friend Forever é, sem dúvida, in-crí-vel. A Atrevidinha preparou um manual para você ser uma BFF perfeita.

Então só com essa frase já da para saber que eu peguei da atrevidinha!!
Para rir, para chorar, para se divertir e até para brigar (e depois fazer as pazes). É sempre ela quem está ao seu lado. Claro, ela é sua Best Friend Forever, ou BFF, para as íntimas! Vocês se entendem só pelo olhar e ela conhece todos os seus segredos. É uma amizade única! Só quem tem uma sabe o quanto é bom ter uma amiga-irmã em todos os momentos. Mas não basta apenas falar que é BFF de alguém. Para manter uma amizade é preciso saber cuidar bem da sua melhor amiga, sem precisar abrir mão dos seus gostos e da sua personalidade. A Atrevidinha pediu a ajuda das nossas BFFs e preparou um manual para descobrir como ser a amiga per feita.




Como superar as brigas?
Não é fácil mesmo ser pré-adolescente. Tanta coisa muda que até a gente acaba se perdendo. Talvez por isso começamos a nos sentir, sem qualquer razão, diferente de nossos amigos. Foi o que aconteceu com a Ana Carolina Trinca. “Eu fui percebendo que minha BFF estava estranha. Ela veio me perguntar o que tinha acontecido, a gente conversou e prometemos que não iria acontecer de novo. Na conversa, ela disse que também estava me achando estranha”, conta Ana. Mas, no fim, ela e sua BFF não conseguiram superar essas diferenças. As duas ainda são amigas, mas não como antes. “Hoje ela tem outra BFF. Eu tenho meus amigos e a minha BFF também. Eu aprendi muita coisa com tudo isso, porque eu ficava muito tempo pensando em tudo e aprendendo como ser, como fazer”, finaliza.
O importante é sempre conversar com sua amiga quando ela tomar alguma atitude que você não aprova, ou se você sentir que ela está agindo diferente. Assim, vocês conseguem superar as briguinhas numa boa!



Um ombro amigo
A pré-adolescência é uma fase de muitas inseguranças, por isso acabamos encontrando na BFF um ombro amigo, alguém que está passando pelas mesmas coisas que a gente e por isso nos entende. “A adolescente é muito insegura e precisa muitas vezes ‘se colar’ numa amiga para se sentir melhor”, explica a psicóloga Lea Michaan. “Por isso, é muito comum vermos amigas adolescentes se vestirem de forma muito parecida. A menina se sente mais segura quando se veste, se penteia, se maquia ou até mesmo fala como as amigas”, continua. A BFF da Atrevidinha Marina Rangel dá a dica: “Para manter uma BFF, é necessário cuidar dela como se ela fosse sua irmã”. Mas isso também não quer dizer que você precisa concordar com tudo que ela faz, mesmo quando não está certa. A BFF Rafaela Provensi concorda: “Tem de saber falar quando a amiga está errada”. Mas como saber a hora certa de dar bronca ou identificar quando sua amiga precisa de um abraço? A Atrevidinha montou um manual com dicas para ajudá-la nessa amizade. Dá uma olhada na próxima página. ;)

Personalidades diferentes?
Geralmente nossa BFF é superparecida com a gente. Curte as mesmas músicas, adora os mesmos filmes e sonha com os mesmos gatinhos. Mas será que é um problema se ela não fortão parecida assim? “De fato, os opostos se atraem para a conversa ficar mais interessante e ter equilíbrio nas amizades, afinal, que graça tem se eu me relacionar com alguém muito parecido comigo?”, questiona a psicóloga Lea Michaan. E se sua BFF é diferente de você e vocês convivem com isso numa boa, mas quem não curte muito são seus pais, a doutora Lea aconselha o diálogo: pergunte com jeitinho para os seus pais por que eles não aceitam sua amizade e, se eles estiverem errados, diga a eles por que não concorda com eles e apresente pontos positivos da BFF. “Nossos pais sempre desejam o melhor para nós, o problema é que nem sempre eles sabem como fazê-lo”, explica Lea. Agora, se as razões que eles apresentarem forem fundamentadas e puderem ser prejudiciais a você, é preciso ouvi-los.

10 DICAS para ser uma super-BFF


Ser amiga para TODA A HORA: “Uma amiga de verdade é para todos os momentos”, opina Vitória Minari. Não basta estar ao lado da BFF só na hora da diversão. Naquela hora mais difícil, a amiga também deve estar por perto para saber consolar e tentar ajudar com alguns conselhos.


Ter outros AMIGOS: além da sua BFF, é bacana e possível ter outros amigos. O fato de que sua amiga se relaciona com outras pessoas não significa que ela não poderá mais se relacionar com você. Na verdade, aumentar a turma de amigos sempre é positivo: mais gente para ir passear, viajar ou simplesmente dar risada!


Pequenos AGRADOS: “Mostrar que gosta, seja com um cartão ou uma foto no Orkut”, sugere Luara Taufe. Realmente, todo mundo gosta de um agradinho. Coisa pequena mesmo. Um telefonema, uma cartinha, um chocolate... Só para lembrar a sua BFF o quanto você gosta dela.


Aceitar e aprender com AS DIFERENÇAS: por mais parecidas que vocês sejam, com certeza você e sua BFF têm algumas diferenças. Sabendo lidar com elas, a amizade de vocês vai crescer e ficar cada dia mais forte. “Todo relacionamento pode nos acrescentar algum aprendizado. Desenvolver a capacidade de dar e receber e também a nossa capacidade de escuta”, explica a psicóloga.


SURPREENDER: vocês sempre fazem os mesmos passeios, com as mesmas pessoas e passam pelo mesmo caminho. Que tal mudar um pouco? Sugira para sua BFF uma atividade nova! Se vocês estão todos os finais de semana no shopping, por que não aproveitar um dia de sol e partir para um piquenique no parque?


VALER a pena: já parou para pensar que às vezes você pode ter a melhor BFF do mundo ao seu lado e não estar sendo tão legal com ela quanto ela é com você? Perceber seus erros, saber pedir desculpas e tentar melhorar são atitudes que vão certamente garantir que sua amizade dure por muito tempo!


UNIDAS, jamais serão vencidas: defender e ajudar é o que sugere a BFF Marina Rangel para quem quer ser uma amiga exemplar. Ter uma amiga que te defende pode ser bem legal mesmo! Não se esqueça de retribuir tanta lealdade.


SER SINCERA, mas carinhosa: às vezes você acha que sua BFF merece uma bronquinha? Você pode até dar, mas é bom saber como fazer. Pensar antes de falar é a dica da Sofia Mota para esses momentos. E como você conhece sua BFF como ninguém, vai saber até onde pode ir com o puxão de orelha.



RESPEITAR o espaço da BFF: “Ciúme e possessão, não”, diz Sofia Mota. Por mais que você adore fazer tudo com a sua BFF, é importante respeitar o espaço dela. Não é legal ter alguém colado em você o tempo todo contra sua vontade ou alguém superciumento no seu pé 24 horas por dia, certo?


Tomar INICIATIVA: brigar é normal, fazer as pazes também deve ser. Se a amizade deu uma balançada, por que não deixar as diferenças de lado e chamar a BFF para uma conversa? “Através dos relacionamentos descobrimos que errar é humano, mas persistir no erro é bobagem, portanto, vale a pena dar outra chance e perdoar os erros dos nossos amigos”, é a dica da psicóloga Lea.

Seja sua BFF

Realmente é muito bom ter uma BFF. É uma companhia garantida para quase todas as horas. É... quase! Imagine: estreou aquele filme com seu ator favorito e você está louca para ir ao cinema no fim de semana. Você nem pensa duas vezes e já convida sua BFF. Mas ela já tem compromisso: é o aniversário da avó dela. Pior, e se ela não curtiu tanto da ideia de ver esse filme porque não é muito a dela? O que você faz? Antes de tudo, é bom lembrar que sua melhor amiga deve ser você mesma. Por isso, você não deve abrir mão daquilo que gosta ou tem vontade de fazer porque sua BFF não pode ir junto. Para sua personalidade, a dica também vale. Ter outros amigos, fazer coisas diferentes da sua amiga pode ser ótimo! E depois, vocês podem se encontrar para trocar experiências – ela conta sobre o novo curso de inglês, e você fala sobre o filme incrível que assistiu e assim a amizade vai crescendo, crescendo... Mas muitas vezes a gente pode acabar encontrando a nossa BFF dentro de casa, mesmo! É o caso da Beatriz Torres, que acabou encontrando na mãe uma superamiga. “Com a minha mãe eu faço tudo! Cozinho, passeio, viajo...”, conta ela.

Tipos de Amigas

Cada uma com sua personalidade. Essa troca de opostos pode acabar dando supercerto! Qual seu estilo e qual o estilo da sua BFF? Confira as personalidades e veja com quais você se identifica mais.
Mãezona

A mãezona é aquela amiga que toma conta de você. Ela se interessa por tudo na sua vida: como vai a escola, se você se lembrou de pegar uma blusa – porque ela sabe que vai cair a temperatura mais tarde! Mesmo se às vezes elas podem parecer superprotetoras, dificilmente esse tipo de amiga vai pisar na bola. Para agradecer tanta lealdade e suporte, nada melhor do que retribuir com todo o carinho e atenção que você puder dar.

Baladeira
Falou em festa, ela está por dentro. São tantas opções no mesmo fim de semana, que só ela mesma para saber qual será a melhor. E se o sábado está fraco, não tem problema: ela promove a própria festa! Pode parecer difícil acompanhar o pique dessa amiga, então, a melhor solução é deixar claro que você tem outro ritmo e sugerir outros programas, balanceando os gostos das duas.

Esportista
Que disposição que tem essa BFF! Ela nada, corre e sabe jogar superbem tudo o que é esporte. Dá um verdadeiro show nas aulas de educação física! Além disso, entende de verdade de futebol, basquete, handebol... E como praticar esportes faz megabem para a saúde, você já pensou em tentar se juntar à sua BFF em pelo menos uma dessas várias modalidades em que ela é craque?

Desligada

Sabe aquela frase famosa: “Só não perde a cabeça porque está grudada”? Talvez seja a melhor definição para sua BFF. Vive pedindo material emprestado, esquece que tem prova... Ainda pior, ela pode dar mancada com você e nem perceber. O melhor remédio talvez seja se divertir com as visitas dela ao mundo da lua. E tentar ajudá-la a manter os dois pés em terra!!
Rebelde
Ela quer ser diferente. Tem uma resposta na ponta da língua pra todo mundo, um estilo único de se vestir e uma atitude que você nunca viu antes. O único cuidado é que ela causa por onde passa. Os professores podem acabar torcendo o nariz para o comportamento dela. Colocar panos quentes e conversar com ela é o seu papel. Quem sabe assim ela não fica mais... razoável?
Estilosa
Falou em moda, falou na sua BFF. Ela consegue parecer uma top model com as peças mais básicas do armário. É incrível o que ela pode fazer com uma simples fivela no cabelo. Até com o uniforme da escola ela dá um jeito de ficar fashion. O bom é aproveitar para aprender um pouco também. Afinal, não faz mal a ninguém saber mais alguns truques para ficar ainda mais bonita.

Nerd

Ela é a número um da sala e a queridinha dos professores. Sua BFF é um exemplo. Enquanto a maioria treme durante as entregas dos boletins, ela é uma das únicas que conseguem manter a calma. Como ela é sua BFF, por que não trocar o shopping por uma sessão de estudos na casa dela durante o período de provas? Ela vai adorar te ajudar e vocês ainda se divertem juntas enquanto aprendem.

Tímida
Quietinha. Ela é super na dela e morre de vergonha de conversar com o paquera na hora do intervalo. Mas com você, ela pode se abrir, certo? Então, mostre isso para ela e se ofereça a dar aquele empurrãozinho quando for preciso. E quando ela ficar vermelha, tenha sempre uma boa desculpa para salvá-la!

Antenada
Ela está por dentro de tudo: as últimas músicas da moda, os lances das celebridades, as notícias internacionais... Ela consegue conversar com todo mundo! Até aquele seu tio ranzinza tem papo com ela! Além disso, ela é superseguida no Twitter e tem vários amigos virtuais. Sempre on-line, a melhor forma de contar as últimas novidades para esta amiga é certamente pelo MSN!
_________________________________________________________________________________

Teste: Você é uma boa amiga?
Faça e descubra!!

1. Sua BFF escolhe outra dupla para fazer um trabalho de escola. Você aceita na boa?

( ) Sim
( ) Não
2. Sua amiga liga para contar que brigou feio com a mãe. Mas você está vendo um filme incrível na TV. Você para tudo para ouvi-la?
( ) Sim
( ) Não

3. Ela adora Lady Gaga, enquanto você detesta a cantora. Alguma vez vocês brigaram por causa disso?
( ) Sim
( ) Não

4. Você precisa ir a uma festa-mico com seus pais e convida a amiga para ir junto, mas ela recusa. Depois dessa, a amizade entre vocês ficará balançada?
( ) Sim
( ) Não
5. A BFF está indo mal na escola e vai ficar em casa estudando no fim de semana. Você se oferece para ajudá-la?
( ) Sim
( ) Não

6. Sempre que combinam de assistir a um filme, quem escolhe é você?
( ) Sim
( ) Não
7. Sua amiga conta um bafo muito sério e pede que ninguém mais saiba do acontecido. Você aguenta guardar segredo?
( ) Sim
( ) Não
8. Outra garota vem falar mal da BFF na sua frente. Você a defende?
( ) Sim
( ) Não

9. Você e sua amiga já tiveram uma briga feia e ficaram sem se falar?
( ) Sim
( ) Não

Resultados!!



6 pontos ou mais
Sim...
Para uma amizade dar certo, é fundamental saber aceitar as diferenças, estar disponível quando a outra precisa e ainda honrar a confiança da BFF, sendo leal e sincera em todos os momentos. E você se saiu bem em todos esses quesitos. Parabéns! Assim vocês podem continuar amigas para sempre.

De 4 a 5 pontos
Quase lá...
Você é uma amiga verdadeira, do tipo que está sempre disposta a ajudar. O único problema é que você curte tanto a BFF que, vez ou outra, acaba deixando a garota meio sufocada. Aprenda a lidar melhor com o seu ciúme. Lembre-se que, assim como você, ela também pode ter outras amizades sem deixar de lado a de vocês.

3 pontos ou menos
Não...
Você e sua amiga não precisam viver grudadas para continuarem unidas de coração. Além disso, é preciso entender que, mesmo sendo a sua BFF, a garota pode ter algumas opiniões diferentes das suas. Pense um pouco sobre isso e tente modificar as suas atitudes, se quiser que essa amizade siga em frente.

_________________________________________________________________________________